- As Emoções Positivas e a Regulação Emocional: O que é uma Emoção?
As componentes de uma emoção; Como se desenvolvem as emoções? Para que servem as emoções? Porque é importante viver “emoções positivas”? Qual o papel do professor na regulação da expressão emocional? - Autoestima e Emoções Positivas: A construção social da autoestima; Emoções positivas e Como promover emoções
positivas na sala de aula?
- Competências Sociais e Assertividade: Competências sociais e desenvolvimento humano; A comunicação não verbal e
as competências sociais; A comunicação verbal e as competências verbais; Competências sociais e estilos de
comunicação e Como é que as crianças aprendem as competências sociais?
- Utilização dos manuais “As emoções são nossas amigas” e “Olá, obrigado!”.
Presencial (25 horas):
A ação de formação irá decorrer ao longo do ano letivo, para que se possa acompanhar a experiência de implementação e consolidação do Programa “Crescer a Brincar”. Serão abordados conteúdos de componente teórica/prática, tendo por base a partilha de apresentações multimédia, dinâmicas de grupo, partilha e troca de experiências e avaliação das atividades desenvolvidas no âmbito do projeto e do grau de consecução dos objetivos previamente definidos.
Trabalho autónomo (25 horas):
Implementação e desenvolvimento, em contexto de sala de aula, e sua adaptação ao curriculum escolar, elaboração de materiais e instrumentos criativos e das estratégias utilizadas para envolver os encarregados de educação e restante meio escolar. Propõe-se a consolidação de atitudes de mudança e a produção de conhecimentos e estratégias inovadoras, privilegiando o planeamento fundamentado e sustentado no acompanhamento e monitorização dos formandos.
Duração | 50 horas. |
Modalidade: | Oficina de Formação |
Formação | Específica |
Acreditação | CCPFC/ACC-118422/22 |