Conteúdos:
O “Programa Nacional de Ciclismo para Todos”;
O projeto “O Ciclismo vai à Escola / Academia do Ciclista” – modelo de implementação;
A “Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável – ENMAC 2020-2030” (dimensões estratégicas deste projeto);
“Saber andar de bicicleta” - propostas pedagógicas para ensinar o padrão motor, as técnicas e habilidades;
Os recursos materiais, a manutenção e reparações;
Propostas de exercícios, categorizados por nível de aprendizagem e pelo “peso” de cada uma das técnicas;
Educação Rodoviária: abordagem centrada nos utilizadores da bicicleta;
Educação para a Cidadania: sugestões de trabalho para a inclusão do projeto;
O Ciclismo Adaptado: enquadramento conceptual do desporto adaptado, a vertente paraciclismo do subsistema federado e as possibilidades de introdução do ciclismo adaptado no subsistema educativo;
As diferentes vertentes do ciclismo.
Objetivos Estratégicos:
Tornar mais acessível e abrangente a prática do ciclismo, com qualidade e segurança.
Formar para a prática desportiva, recreativa e quotidiana com a utilização da bicicleta.
Objetivos Operacionais:
Potenciar e promover a utilização da bicicleta;
Aumentar o nível de bem-estar da comunidade escolar;
Promover estilos de vida saudável e a ética na prática desportiva;
Potenciar o uso responsável da bicicleta no quotidiano, promovendo a segurança e a cidadania rodoviária;
Promover a maior participação possível das crianças e dos jovens em idade escolar;
Integrar alunos abrangidos pelo Decreto-Lei nº. 54/2018 de 6 de julho, sobre educação inclusiva;
Identificar, compilar e disseminar boas práticas;
Promover os valores e atividades do Desporto Escolar e das iniciativas da FPC.
Parte Teórica (3 horas): 28.11.2022 das 17h às 20h
Apresentação breve do Programa Nacional de Ciclismo para Todos;
Resenha histórica do projeto “O Ciclismo vai à Escola”;
Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável – ENMAC 2020-2030 (dimensões estratégicas deste projeto);
As competências para andar de bicicleta incluindo as técnicas e habilidades;
Modelo de implementação do projeto (inquéritos, gincanas, fichas de registo, etc.);
Apresentação das gincanas de despiste/avaliação – Nível 1 e 2;
Visualização e análise de vídeos das gincanas de despiste/avaliação;
Propostas pedagógicas para ensinar o padrão motor “saber andar de bicicleta”;
A implementação do projeto: estratégias para operacionalizar uma sessão/aula;
Os recursos materiais, manutenção e reparações;
Propostas de exercícios, categorizados por nível de aprendizagem e pelo “peso” de cada uma das técnicas;
Visualização e análise de vídeos de diferentes propostas de exercícios;
Educação Rodoviária: abordagem para utilizadores da bicicleta;
Educação para a Cidadania: sugestões de trabalho para a inclusão do projeto;
O Ciclismo Adaptado: enquadramento conceptual do desporto adaptado, a vertente do paraciclismo no subsistema federado e as possibilidades de introdução do ciclismo adaptado no subsistema educativo;
Abordagem sobre as vertentes competitivas do ciclismo.
Duração | 3 horas. |
Modalidade: | Ação de Curta Duração |
Formação | Específica |
Acreditação |